Azonasul
Secretários de turismo debatem projetos
Em uma reunião realizada nesta quinta-feira, foram discutidas novas estratégias que devem ser adotadas pelas secretarias municipais para o desenvolvimento do setor
Mesmo com as ações e injeção de recursos promovidas pelo Arranjo Produtivo Local (APL) do Turismo na região, ainda faltam investimentos e a visão de que é preciso acreditar nos potenciais para vender o setor na Zona Sul. A afirmação é do secretário executivo da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Henrique Feijó, durante a reunião do colegiado de dirigentes municipais das prefeituras ligadas à entidade, realizada nesta quinta-feira (31), em Pelotas.
No encontro foram discutidas as novas estratégias a serem adotadas pelas secretarias municipais para o desenvolvimento do setor e as propostas de políticas às esferas estadual e federal, sobretudo, para garantir a permanência das 23 localidades no Mapa Turístico, do Ministério do Turismo, o qual passou a exigir Conselhos Municipais de Turismo em todas as cidades brasileiras.
Os secretários da Zona Sul também conheceram os detalhes do projeto Mundo Gaúcho, desenvolvido pelo Conselho dos Dirigentes do Turismo (Conditur), como forma de planejar o turismo no Rio Grande do Sul através de uma visão integrada das 27 regiões do Estado. A diretora do Conselho, Lizandra Cardoso, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sdeti) de Pelotas, explicou que o projeto envolve investimentos de R$ 55 milhões e deverá ser desenvolvido em seis etapas ao longo de 24 meses. “A ideia é roteirizar o Estado. A partir destes roteiros, será estruturado um plano de Marketing para divulgar as potencialidades de cada região, incentivando a vinda de turistas de outros estados brasileiros e de outros países”, disse. Os recursos para o projeto serão pleiteados dentro da bancada gaúcha.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário